top of page

Um compressor de ar é um compressor que trabalha exclusivamente com ar. Sua característica básica é de converter movimentos mecânicos gerados por energia elétrica, ou eventualmente, alguma outra forma de energia como motores á diesel e gasolina em ar comprimido. Existem diversos tipos de compressores de ar, cada um com seus propósito de utilidade.

 

Tipos de compressores

Pistão

Compressores de pistão, são aqueles onde o movimento de um pistão num cilindro, bomba o ar em uma direção e gera o fluxo de ar, onde esse pode ser armazenado ou utilizado diretamente sem necessidade de armazenagem (compressor de ar direto). Podem armazenar o ar, comprimindo-o em cilindros de diferente tamanhos, para uma melhor performance. Possuem válvulas unidirecionais para que o ar mantido no cilindro, não retorne para a bomba, prejudicando seu funcionamento.

Rotativos

Compressores rotativos não utilizam-se de pistões, mas de hélices, onde o ar é forçado para a câmara através de seus movimento. Compressores rotativos podem ser bi-direcionais, ou seja, pode ao mesmo tempo que assopra o ar, em ooutra extremidade, suga-lo, criando aspiração.

Centrífugas

São compressores onde o ar é comprimido através de forla centrifuga. São compressores silenciosos utilizados em geladeiras e freezers.

 

Utilização

 

Comrpessores de alta capacidade, geralmente possuem três pistões e são usado em grandes sistemas pneumáticos de fábricas e oficinas. São os mais potentes da categoria. Compressores de média capacidade, são utilizados em sistema de freios de trens e ônibus, oficinas mecânicas, borracharias e onde necesita-se de uma boa compressão. Geradores de baixa capacidade, são utilizados em aerografia, clínicas de dentistas e enchimento de infláveis em geral.

 

TIPOS DE COMPRESSORES

bottom of page